8.1.11

Equipa de hoje: Euskaltel-Euskadi

Plantel:

Igor Anton (ESP), Javier Aramendia (ESP), Jorge Azanza (ESP), Jonathan Castroviejo (ESP), Pierre Cazaux (FRA), Koldo Fernandez (ESP), Inaki Isasi (ESP), Gorka Izaguirre (ESP), Ion Izaguirre (ESP), Mikel Landa (ESP), Egoi Martinez (ESP), Miguel Minguez (ESP), Mikel Nieve (ESP), Juan Jose Oroz (ESP), Alan Perez (ESP), Ruben Perez (ESP), Samuel Sanchez (ESP), Daniel Sesma (ESP), Romain Sicard (FRA), Amets Txurruka (ESP), Pablo Urtasun (ESP), Ivan Velasco (ESP) e Gorka Verdugo (ESP).



No futuro estarão nas primeiras posições em...

Provas por etapas – Jonathan Castroviejo, Ion Izaguirre, Mikel Landa, Romain Sicard

Montanha – Jonathan Castroviejo, Ion Izaguirre, Mikel Landa, Miguel Minguez, Romain Sicard

Contra-relógios – Jonathan Castroviejo, Ion Izaguirre, Romain Sicard

Sprints – Javier Aramendia

Clássicas da Primavera – Javier Aramendia

Clássicas das colinas – Jonathan Castroviejo, Gorka Izaguirre, Romain Sicard



Muitos anos só com espanhóis, abriram portas para os...franceses

A equipa Euskaltel-Euskadi apoia-se num fundamento ideológico de independência de uma região (Pais Basco) face, sobretudo, a Espanha. Um ideal nacionalista está presente seja na equipa, que durante muitos anos só teve apenas ciclistas espanhóis, seja na paixão de um povo que apoia a equipa e os ciclistas incondicionalmente. Com o refriar das intenções de independência do Pais Basco face a Espanha, por parte das autoridades e do aumento da segurança que advém do enfraquecimento do grupo separatista ETA, o Pais Basco vai acolher chegadas da Volta a Espanha neste mesmo ano. Relativamente à equipa, depois de muitos anos exclusivamente com espanhóis, os franceses Romain Sicard e Pierre Cazaux fazem parte da equipa, isto porque nasceram em localidades bascas do lado francês e, por tal, cumprem os requisitos indicados pelo manager da equipa, Igor Gonzalez de Galdeano, para marcar presença na equipa.


Depois de Anton e de Nieve, o próximo será Landa?


Igor Anton, Mikel Nieve e Mikel Landa partilham a mesma nacionalidade a mesma equipa e podem partilhar a mesma qualidade para as montanhas. São trepadores puros que evidenciam resultados de grande nivel neste tipo de terreno. Em 2006, na sua primeira participação na Volta a Espanha teve a sua primeira vitória da carreira, numa etapa com chegada em alta montanha, em Calar Alto. Este ano conseguiu duas vitórias em etapas na Volta a Espanha e era o lider da prova até ser forçado a abandonar por motivo de queda. Para o ano terá nova oportunidade para evidenciar a qualidade na alta montanha que tem apresentado. Mikel Nieve repetiu Igor Anton no ano passado, já que venceu uma etapa com chegada em alto na primeira participação na Volta a Espanha. Mikel Landa será um dos próximos ciclistas a conseguir mostrar o seu nivel na alta montanha. É um futuro ciclista para as voltas por etapas como os dois ciclistas anteriores e é na alta montanha que se destaca. Ficou em 3º lugar na Volta a França do futuro neste último ano, depois de estar nas primeiras posições nas chegadas das etapas em montanhas de elevada dificuldade.



Romain Sicard, futuro grande ciclista francês e mundial


Campeão mundial na categoria de sub-23 em 2009, é um dos ciclistas mais promissores desta nova geração e será um dos ciclistas a seguir durante as próximas épocas. É um todo o terreno mas é na montanha onde consegue os melhores resultados. Além de capacidade fisica para conseguir atingir vários resultados de topo durante a época, é um ciclista que faz uma boa gestão de corrida, é calculista e terá apenas que melhorar no contra-relógio para que seja um ciclista que marque uma nova era no ciclismo mundial. Além disso, o ciclismo francês precisa de um ciclista que lute pelas classificações gerais das grandes voltas. Falou-se em Sandy Casar, Sylvain Chavanel, Remy di Gregorio entre outros mas sucumbiram à pressão da imprensa e dos adeptos gauleses e não confirmaram as expectativas que se criaram em seu torno. Estando numa equipa estrangeira, Sicard não sente tanta pressão em obter resultados nem em demonstrar a sua capacidade, até porque é a própria equipa a protegê-lo e, assim sendo, poderá evoluir com naturalidade sem a pressão dos resultados.

Sem comentários:

Enviar um comentário