15.1.11

Cavendish vs. Greipel, quem levará a melhor?

Neste ano que começa vamos verificar um duelo que até agora não tinhamos assistido mas que se aguarda com grande entusiasmo. E veremos se esta disputa vai ser só na estrada ou se estravaza para fora do esforço. Estou a falar de Mark Cavendish e Andre Greipel, dois dos melhores "sprinters" mundiais. Até ao ano passado estavam os dois na HTC-Columbia mas Andre Greipel não estava contente devido às opções da equipa favoráveis à presença de Cavendish em detrimento do germânico. Assim, Cavendish participava nas corridas mais importantes ou naquelas em que a equipa teria objetivos fundamentais, enquanto Greipel corria em provas "secundárias", participando em provas mais importantes se não coincidisse com o britânico Cavendish. Este ano, Andre Greipel decidiu sair da equipa para que tenha um papel mais preponderante dentro da nova equipa, Omega Pharma e que possa assim discutir as etapas das principais corridas internacionais. Consigo veio parte do "comboio" que trabalhava na HTC-Columbia para que dessa forma consiga levar etapas de vencida e, assim, jogar com as mesmas "armas" de Cavendish que também tem ciclistas a trabalhar directamente para que possa estar nas melhores condições nos últimos metros.



Mark Cavendish

Data de Nascimento: 21.05.1985 (25 anos)
Naturalidade: Ilha de Man, Inglaterra

Equipas e vitórias:
2005 – Sparkasse (7 vitórias)
2006 – Sparkasse (5 vitórias)
2007 – T-Mobile (11 vitórias)
2008 – Team High Road/Columbia (23 vitórias)
2009 – Team Columbia-HTC (31 vitórias)
2010 – Team HTC-Columbia (14 vitórias)

Não vamos assistir a uma "Cavendependência" por parte da HTC??

Com a saída de Andre Greipel, a equipa fica sem um ciclista que representou um terço das vitórias conquistadas no ano passado e quando falamos que a HTC teve mais de 60 vitórias, os números do alemão se tornam mais relevantes. Por isso, o britânico será a aposta principal das chegadas ao "sprint" e será necessário que consiga venceer por diversas vezes como tem feito nestas últimas três épocas mas tem de mostrar maior capacidade num periodo mais largo do calendário. É certo que quando chegar aos objectivos da equipa, possivelmente não falhará e conseguirá vitórias como se passou nestes últimos anos, mas terá mais responsabilidade neste ano para atingir os objetivos da equipa.






Andre Greipel

Data de Nascimento: 16.07.1982 (28 anos)
Naturalidade: Rostock, Alemanha

Equipas e vitórias:
2005 – Wiesenhof (3 vitórias)
2006 – T-Mobile (4 vitórias)
2007 – T-Mobile (2 vitórias)
2008 – Team High Road/Columbia (15 vitórias)
2009 – Team Columbia-HTC (22 vitórias)
2010 – Team HTC-Columbia (21 vitórias)

Pode ser outro britânico a estragar os planos de Greipel??

Este ano será de extrema importância para o ciclista alemão porque depois de três épocas de muitos sucessos na HTC, mudou de equipa e vai ser um ano em que o ciclista alemão terá para mostrar que consegue estar ao nivel de Mark Cavendish, já que estando na mesma equipa, quase nunca esteve em confronto directo com o britânico. Será o lider das equipa para os "sprints" até porque veio parte dos ciclistas que fazem o "comboio" na parte final para que o alemão consiga vencer. Mas será que na equipa não vai haver ciclistas contrariados? Adam Blythe é um jovem "sprinter" de grande qualidade que obteve vitórias na parte final da temporada passada e que poderá ser a aposta da equipa em outras corridas de menor importância mas que se conseguir muitas vitórias poderá ser uma nova ameaça para o alemão Greipel.

Sem comentários:

Enviar um comentário