1.2.11

Figura, revelação e equipa do mês de Janeiro

Figura de Janeiro
Marco Arriagada
O ciclista chileno é uma das grandes figuras do mês de Janeiro. É um veterano, mas demonstrou toda a sua qualidade ao vencer o Tour de San Luis, numa prova de toda a sua capacidade ao ser regular em todas as etapas, sem vencer alguma delas. Neste momento, é lider da Volta ao Chile, seu pais natal, quando foram percorridas 4 etapas. Já venceu por duas ocasiões consecutivas esta prova que será o seu objetivo principal da temporada. Contudo, conseguiu alcançar uma vitória através da participação no Tour de San Luis com a selecção chilena que até agora não tinha atingido nestes últimos anos. O ciclista de 35 anos fez, praticamente, toda a sua carreira no circuito americano, obtendo numerosos resultados de qualidade na montanha e no contra-relógio, sendo neste momento, o campeão chileno de contra-relógio. Tem um irmão dois anos mais velho que também está a percorrer as estradas chilenas na prova nacional. É um reconhecimento de um ciclista que já não tem idade para ir para a Europa demonstrar a sua qualidade mas que nas estradas locais ainda tem muito a dar.


Revelação do mês
Andrea Guardini
O jovem ciclista italiano está a fazer a primeira época no profissionalismo e está a fazer um excelente inicio de época. Com 5 vitórias alcançadas no Tour de Langkawi, é o ciclista mais vitorioso do ano até agora. É certo que não tem uma concorrência de peso, mas numa prova com vários dias de competição em que o acumular do esforço e das etapas se poderia fazer sentir, ainda para mais depois das duas etapas de montanha que fizeram parte do percurso, nada abalou a confiança do jovem ciclista e ele levou da Malásia, 5 vitórias que fizeram dele, uma das primeiras figuras da temporada. No ano passado, correu na filial direta da Lampre, a Casati-NGC, e seria de esperar que fosse para a equipa de Petacchi, mas tal não veio a suceder. Fruto das negociações com a ISD e a entrada de vários ciclistas ucranianos fizeram com que a entrada da Farnese Vini na equipa continental profissional concretizasse a contratação do jovem italiano para a equipa comandada por Luca Scinto. Mas será o futuro da Itália nos "sprints". Sem dúvida, um ciclista a não perder de vista.

Equipa do mês
Farnese Vini-Neri Sottolli
A equipa de Luca Scinto é a equipa que esteve mais em foco durante este mês, tanto dentro como fora de competição. Conseguiu vencer em todas as provas que teve presente no mês de Janeiro, que obviamente, por ser inicio de época não foram muitas. No Tour de Langkawi, estiveram presentes com uma equipa jovem e vêm da Malásia, com as 5 vitórias de etapa de Andrea Guardini e a camisola de regularidade. Na abertura da época em Itália, Oscar Gatto foi o vencedor da 2ª etapa do Giro Ciclistico della provincia di Reggio Calabria. Mas se na estrada têm conquistado várias vitórias, fora de competição também têm tido boas noticias. Se em Novembro, já tinha sido confirmado pelo director do Giro que iriam marcar presença na prova, foram convidados para correr em algumas provas (Paris-Roubaix, Fleche Wallone e Liege-Bastogne-Liege) organizadas pela ASO, empresa organizadora do Tour e da Vuelta, além de marcar presença nas provas organizadas pela empresa que organiza o Giro, no caso, a Montepaschi Eroica, o Tirreno-Adriático e a Milão-São Remo.

Sem comentários:

Enviar um comentário