30.5.11

A Colômbia tem futuro garantido no ciclismo mundial

Desde a criação da taça das nações para sub-23, a Colômbia tem participado, regularmente, nas provas que a constituem, a par das selecções europeias, como Portugal. E as actuações dos ciclistas colombianos nestas provas têm demosntrado que os tempos de Lucho Herrera e companhia podem ter regressado e, por isso, os grandes resultados de ciclistas colombianos nas provas mais importantes do calendário poderão estar em perspectiva num curto prazo. Deixo-vos com uma lista de 16 colombianos que poderia compor uma equipa e que foram aqueles que demonstraram que têm capacidade para lutar pelos primeiros lugares.

  1. Winner Anacona – 11.08.1988 – Teve a sua formação da pista e não espanta, por isso, que é um ciclista de grande qualidade no contra-relógio. Ainda assim, consegue ter boas prestações na alta montanha, como no Girobio (Giro de Itália para sub-23), onde conseguiu levar o colega de selecção, Carlos Betancurt à vitória na geral. Venceu o Trofeo Mateotti na categoria de sub-23 neste último ano. Neste momento, está numa equipa de clube italiana.
  2. Julian David Arredondo – 30.07.1988 – A par de Winner Anacona, também está presente numa equipa de clube italiana, e é um ciclista para a média montanha com uma boa ponta final, ou seja, tem caracteristicas para as clássicas montanhosas. Como é explosivo, consegue bons resultados em prólogos. Na alta montanha, ainda tem que melhorar para conseguir acompanhar os melhores.
  3. Darwin Atapuma – 15.01.1988 – Ciclista completo que desde muito novo conseguiu bons resultados nas corridas do continente americano e, por isso, surgiu na Europa, através da selecção da Colombia e comprovou a qualidade que tem. A sua especialidade é a alta montanha mas consegue muito bons resultados nos contra-relógiose ainda tem uma ponta de final assinalável quando o terreno inclina. Veremos por quanto tempo mais continua no projecto da equipa Colombia es Pasión.
  4. Eduard Beltran – 18.01.1990 – Trepador nato, será um dos ciclistas com mais futuro na alta montanha e nas grandes provas por etapas. Ainda assim, como tem 20 anos ainda tem muito que aprender e tem que adquirir experiência para voos mais altos. Na sua única aparição na Europa, ficou em 2º nas duas chegadas em alto do Girobio, além da 2ª posição na classificação geral atrás do lider e colega de selecção, Carlos Betancurt.
  5. Carlos Betancourt – 13.10.1989 – Dos melhores ciclistas colombianos da actualidade e dos que melhor poderão conseguir se adaptar ao ritmo europeu e conseguir bons resultados nas corridas importantes do ciclismo internacional. No ano passado venceu o Girobio, imitando o que foi conseguido por Cayetano Sarmiento em 2009, ano em que ficou em 2º nos campeonatos do mundo de sub-23. Ciclista de elevada qualidade seja na média como na alta montanha, veremos como corre o primeiro ano da Europa, já que irá correr pela Acqua e Sapone.
  6. Fabio Duarte – 11.06.1986 – Campeão mundial sub-23 em 2008, vai correr na Europa pela Geox, depois de nos últimos anos ter corrida por uma equipa colombiana. É um ciclista de grande capacidade na alta montanha e por isso pode conseguir bons resultados nas corridas por etapas. Venceu o Circuito Montanhês e poderia ter vencido a Volta as Asturias, mas nem o próprio nem a equipa tiveram a lucidez táctica para manter a liderança conquistada na etapa anterior. É um ciclista completo, por isso, pode conseguir bons resultados no seu primeiro ano na Geox.
  7. Javier Eduardo Gomez – 16.10.1991 – Com 19 anos venceu a Volta a Colombia sub-23 e isso atesta a capacidade do ciclista nas provas por etapas. Ainda assim, é um ciclista que tem uma elevada margem de progressão, até porque tem pouca experiência e, por isso, necessita de mais rodagem no escalão de sub-23. É na alta montanha que consegue ter os melhores resultados.
  8. Sergio Henao – 10.12.1987 – Um dos ciclistas mais promissores e com mais talento da Colombia. Venceu em 2009, o GP Portugal, depois de ter vencido a etapa de Santa Quitéria. É um ciclista completo, mas consegue melhores resultados na montanha do que nos contra-relógios. Está na altura para ir para uma equipa profissional na Europa.
  9. Daniel Jaramillo – 15.01.1991 – Ajudou Carlos Betancurt a vencer o Girobio no ano passado e este ano espera-se que possa comprovar a capacidade e a qualidade demonstradas na volta a colombia sub-23, uma prova em que conseguiu ficar no 3º posto da classificação geral. É óbvio que ainda lhe falta adquirir experiência, sobretudo, a correr na Europa. Veremos nos próximos anos se consegue chegar a uma equipa de topo e demontra toda a sua capacidade.
  10. Jarlinson Pantano – 19.11.1988 – É um ciclista que vive da montanha e por isso, um ciclista de grande futuro nas provas por etapas. Já tem uma experiência assinalável em correr na Europa embora não esteja filiado em qualquer equipa europeia. Começou por correr pela equipa do Centro Ciclismo Mundial mas nos últimos anos tem participado pela selecção da Colombia.
  11. Nairo Quintana – 04.02.1990 – Mais um dos ciclistas com maior capacidade para as provas por etapas, visto que o colombiano é um ciclista completo. Seja no contra-relógio, seja na montanha consegue boas perfomances, sendo um ciclista regular e com 20 anos conseguiu vencer a Volta a França do futuro no ano passado.
  12. Jeffri Johan Romero – 04.10.1989 – É um ciclista de grande qualidade que tem feito bons resultados em provas por etapas no circuito americano, ao invés de outros compatriotas que têm mais experiência a correr na Europa. O terreno favorito é a montanha e, também dispõe de capacidade de discutir ao "sprint" em grupos reduzidos ou em subida.
  13. Sebastian Salazar – 23.01.1990 – Ciclista de elevada qualidade no contra-relógio como demonstrado no GP Portugal do ano passado, já que ficou no 5º posto da classificação geral. Vem da pista, pelo que terá elevada margem de progressão, sobretudo, nos contra-relógios, onde poderá atingir os melhores resultado, já que na montanha ainda há muito a melhorar.
  14. Cayetano Sarmiento – 28.03.1987 – É um dos ciclistas colombianos que está presente na Europa, nomeadamente na Acqua e Sapone, que o contratou depois de ter vencido o Girobio em 2009. Participou no Giro de Itália pela primeira vez no ano passado e conseguiu ficar nos 50 primeiros lugares. Tem grande capacidade na montanha e poderá conseguir alguns bons resultados em clássicas, tendo a melhorar o contra-relógio.
  15. Camilo Suarez – 18.09.1988 – Evidencia-se nos contra-relógios onde consegue os melhores resultados, mas consegue boas "perfomances" na média montanha. Nos últimos dois anos participou em algumas provas da taça das nações sub-23 e por isso, está na altura certa de provar que tem a qualidade técnica e táctica para estar nas competições mais importantes.
  16. Rigoberto Uran – 26.01.1987 – É o ciclista mais mediático e naquele que recai mais atenções neste momento na Colombia. Já está na Europa à três anos e já participou nas três grandes voltas. Ciclista completo, alia as boas prestações na montanha, a uma capacidade explosiva que permite atacar e/ou "sprintar" para vencer algumas etapas. Tem uma capacidade de recuperação do esforço assinalável e por isso será um ciclista onde irtá conseguir grandes resultados nas provas por etapas.

Sem comentários:

Enviar um comentário